Diversos cursos do SENAR/MT atenderá demandas dos produtores rurais de Quatro Marcos durante o ano

Por Luiz Carlos Bordin

No decorrer deste ano de 2021 irão ocorrer 22 cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MT) nas linhas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, solicitados pelas secretarias municipais de Agricultura e de Assistência Social em 2020.

Na ocasião, foi protocolado uma lista de palestras, cursos, projetos e programas para o ano de 2021.  As ações adicionais visam promover a inclusão social e produtiva de mulheres e jovens rurais, desenvolvimento de cadeias produtivas e o fortalecimento do associativismo e cooperativismo na Agricultura Familiar.

A informação é fruto de uma recente reunião entre o secretário de Agricultura, Vagner Meira, e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Alessandro Casado da Silva.

Dentre os assuntos também foi tratado sobre a continuidade e ampliação das ações de capacitação e assistência técnica desenvolvidas em parceria com o sindicato em prol do fortalecimento dos produtores rurais do município de São José dos Quatro Marcos. “O Sindicato é um importante parceiro da Prefeitura Municipal na realização de cursos de formação profissional, promoção social e na assistência técnica aos produtores e produtoras rurais de Quatro Marcos, em especial da Agricultura Familiar”, disse o secretário Vagner.

Alessandro Casado afirmou que o sindicato rural encaminhará as demandas extras solicitadas pelo novo governo municipal para o SENAR/MT, para que as mesmas sejam atendidas no decorrer de 2021.

Outro assunto discutido teve foco na ampliação e fortalecimento do Programa de Assistência Técnica e Gerencial do Leite e a criação de outro programa desta linhagem que atenda a horticultura, para atender agricultores familiares do município, beneficiados pelos programas de comercialização em mercados institucionais do Programa de Aquisição de Alimentos e do Programa Nacional de Alimentação Escolar.